A Estratégia do Oceano Azul

Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.

Ao reportar-me ao imobiliário e, atendendo à conjuntura actual, parece-me pertinente recomendar a leitura do livro: “A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

W. Chan Kim – Renée Mauborgne

Nos tempos que se atravessam, emerge a necessidade de equacionar novas estratégias, novos modelos comportamentais e linhas orientadoras para uma atitude empresarial de sucesso.

Advogo que, com a actual situação económica, tal como insiste em se apresentar, não se permite a estagnação, a concorrência com quem não se deve concorrer nem mesmo competir com a razão. Por isso, há que reinventar mercados, novos produtos e serviços, que se incluam nos ditos “oceanos azuis” ou seja, em águas mais tranquilas, ou pelo menos, bem menos turbulentas do que as que se fazem sentir a, quem insiste em navegar em marés sangrentas.

As estratégias “Blue Ocean”, em oposição às vivenciadas e já nossas conhecidas “Red Ocean”, fundamentam que é imperativo integrar todo o espectro de actividades da organização, com vista ao cumprimento de uma estratégia de inovação de valor.

Há que elaborar uma matriz com quatro quadrantes, onde, se elencam os atributos a eliminar, a reduzir, a elevar ou mesmo a criar… os que nunca foram oferecidos no sector.

Desta forma, nos pontos onde a concorrência é diminuta, pode ser-se forte e, canalizar valor onde o mesmo não existia, garantindo a tão almejada diferenciação que daí advirá.

Neste modelo,  quando o profissional do imobiliário conseguir desenvolver um plano de negócio onde delineie o foco, a singularidade e a garantia de uma mensagem consistente, caminhará a passos largos para a implementação de uma boa estratégia de descoberta de novos oceanos.

A leitura deste livro, traduz, ponto a ponto, os ensinamentos necessários para a formulação e aplicação de um novo paradigma empresarial, onde ressoa a vantagem competitiva e a criação de “inovação de valor”.

Quem sabe, desta feita, passado algum tempo, nos possamos deparar com réplicas de um “cirque du soleil” no imobiliário, onde as acrobacias criativas falarão por si, em benefício destes profissionais.

OBS:

Para auxílio de identificação do livro:

http://www.fnac.pt/A-Estrategia-do-Oceano-Azul-Como-Criar-Novos-Mercados-e-Tornar-a-Concorrencia-Irrelevante-W-CHAN-KIM-E-RENEE-MAUBORGNE/a176016?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

Similar Posts